São João do Piauí, Quarta-feira, 29 de julho de 2015

NOTÍCIAS Cap. G. Oliveira

Edição do dia 09/07/2015 as 00h07

Capitão Gervásio Oliveira em

tempos de desenvolvimento

Capitão Gervásio Oliveira é um dos municípios que vem beneficiando seus munícipes e emocionando o desenvolvimento com obras e realizações. Desde que a nova gestão assumiu as rédeas da administração municipal que o progresso é notório em todos os setores.

Ao assumir a Prefeitura Municipal a atual gestão encontrou o município totalmente sem estrutura e endividado, a energia elétrica cortada, dividas com servidores, com a Câmara Municipal, com o INSS, com o FGTS, com Precatórios, entre outras. Não foram encontrados balancetes, nem computadores, não foram encontrados aparelhos de ar condicionado, nem mobiliários, também não foram encontrados documentos, e a cidade totalmente abandonada pela gestão anterior.

Então a primeira atitude foi fazer o aparelhamento de todas as Secretarias e da Prefeitura, com aquisição de computadores, de programas, de mobiliários. Foram equipados todos os poços do município e resolvido o problema de abastecimento dágua na cidade, para melhoria da qualidade de vida da população. A malha viária municipal recebeu roços, a zona urbana recebeu recuperação de calçamento, ampliação e troca de lâmpadas, um caminhão caçamba está a disposição para transporte e colocação de material para toda a população.

Para limpar o nome do município em diversas instituições, e assim o município ter o direito em repasses e participar de projetos federais, a administração municipal fez renegociação e parcelamentos de dividas junto ao INSS, ao FGTS, à ELETROBRÁS, ao TRT e ainda pagamento de salários atrasados de vários servidores municipais, todas essas dividas deixadas pelas gestões anteriores.

O prefeito Antônio Colho sensível a necessidade de parcerias para oferecer ações que fomente a qualidade de vida no município autorizou o apoio à estadia dos voluntários do projeto RONDON, um programa promovido pelo ministério da Defesa em vários estados do país. Participaram do projeto alunos e professores das Universidades Federal de Viçosa, do estado de Minas Gerais e a Universidade Sagrado Coração, de Bauru, São Paulo e um representante do Exército Brasileiro, onde desenvolveram incentivos para valorização da educação, da cidadania e da cultura.

Além da comemoração da emancipação política do município, a Prefeitura Municipal promoveu os festejos na localidade Raiz e a celebração festiva pelos 50 anos do povoado Cacimba da Areia, onde foram realizadas diversas ações, tais como: Realização de forró no mercado da feira relembrando os forrós de antigamente, ações como cortes de cabelos, atendimentos médicos e outras atividades durante a tarde, a noite foi feito o corte do bolo comemorativo, churrasco, apresentação de documentário com a participação de antigos moradores e para finalizar festa dançante.

A participação popular na administração vem sendo instigada com as realizações das Audiências Públicas, onde é feita a demonstração da prestação de contas à população, como também nas realizações das Conferencias Municipais, espaço em que o cidadão e a cidadã podem opinar onde deve ser investido o dinheiro público.

O poder executivo, após receber máquinas provenientes do PAC2, (pá carregadeira, caminhão pipa, moto-niveladora e caminhão caçamba) vem promovendo melhorias nas estradas vicinais, no desassoreamento de taques e na manutenção de barragens

Capitão Gervásio Oliveira foi a cidade escolhida para receber a segunda edição do Impacto Sertão Livre, um evento que traz voluntários de todo o Brasil unidos em um mutirão humanitário que contou com total apoio da Prefeitura Municipal.

Com as contas em dias, sem está em débito com as instituições federais a Prefeitura pode assinar importantes convênios com Governo Federal através da FUNASA para abertura de diversos poços na zona rural do município, convênio este que está em fase de licitação.

Para realizar mais obras na cidade a Prefeitura realizou aquisição de terrenos para a construção de casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos próprios, para construção do cemitério.

A saúde foi beneficiada em muitas ações realizadas como o 1º Mutirão de Procedimentos e Especialistas Em Saúde De Capitão Gervásio Oliveira, Mutirão Contra A Dengue, Implantação do Laboratório De Prótese, Aquisição de uma Doblo com Recursos Próprios e Aquisição de uma Ambulância em Parceria com Governo Do Estado e outras.

Uma das marcas forte da atual gestão foram ações de caráter autossustentáveis como promoção de cursos. Devido a assinatura do convênio com o IFPI foi possível a realização dos Cursos do PRONATEC (eletricista, automóveis e mecânica de motocicleta) e com a assinatura do convênio com o SENAC, via PRONATEC, para realização dos cursos: Curso de Cabelereiro; Curso de Confeiteiro; Curso de Depilação; Curso de Manicure; Curso Auxiliar de Tesouraria; Curso Auxiliar Administrativo; Curso Auxiliar de cozinha; Curso de Recepcionista; Curso de Porteiro e Vigia; Curso de Maquiador; Curso de Costureiro; Curso de Operador de Computador. E através da Secretaria Municipal de Assistência Social foram realizados cursos de biscuit, de modelagem e confecção de bolsas, todos com recursos próprios. Os jovens foram lembrados com a criação do NUCA (Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes) e as gestantes com a entrega de kits para Gestantes.

Uma área que ganhos notórias melhorias foi a educação pública além do investimento na infra estrutura dos prédios escolares, no transporte e na merenda escolar, do compromisso do pagamento em dias aos profissionais da educação, como também na realização da Conferencia Municipal de Educação; Inclusão de esporte nas escolas rurais; I Seminário do PNAIC; Mobilização contra as drogas; Semana de saúde na escola; Semana Cultural da Unidade Escolar Gervásio Oliveira e da Unidade Escolar João de Deus. Os desportistas foram contemplados com duas edições do campeonato municipal de futebol realizado na cidade e uma na zona rural.

As obras benéficas à população foram muitas na zona urbana e no campo. Entre outras podemos citar:
Recuperação de Vias Públicas;
Reforma da Quadra Esportiva no centro urbano;
Desassoreamento da Lagoa Funda, do Tanque da Varjota, da barragem da Chapada da Colônia;
Instalação do dessalinizador na zona urbana em parceria com o Projeto Mais Água e no povoado Cacimba da Areia, também em parceria com o Projeto Mais Água;
Abertura e recuperação de diversas vias: de acesso ao Assentamento Peixe, que liga o Barreiro dos Bodes ao Santo Onofre, dos Póços, da Várzea, dos Pilões, Morro Branco, regularização da barreira do Horácio, dentre outras;
Abastecimento de Água no povoado Raiz

O gestor sendo sabedor da escassez de água na região e a dificuldade de extrair o valoroso liquido do subsolo, autorizou a construção de diversos Barreiros no Município.
Confira a lista:
Barreiro na Localidade Chapada da Vazante,
Barreiro na Localidade Santo Onofre,
Três Barreiros na localidade Barra do Silva,
Barreiro na localidade Barra da Várzea,
Barreiro na região da Cacimba da Areia,
Barreiro na localidade Vereda,
Barreiro na Barra do Riacho
Barreiro na Chapada da Colônia
Barreiro na Localidade Peixe
Seis Barreiros no Sitio Novo
Barreiro na Faixa
Barreiro no Cantinho
Dois Barreiros na Lagoa Cumprida
Barreiro na Onça
Barreiro no Angico Branco
Dois Barreiros no Angical
Barreiro dos largos
Dois Barreiro canoinha

E o desenvolvimento continua no município de Capitão Gervásio Oliveira com obras importantes em andamento:
Ampliação dos Postos de Saúde do Povoado Raiz, do Povoado Cacimba da Areia;
Construção da Academia da Saúde, da Unidade Básica de Saúde - UBS na cidade;
Reforma do Posto de Saúde na Zona Urbana;
Construção de 39 Casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida;
Construção De 54 Banheiros com Recurso Da FUNASA;
Construção de uma Quadra Poliesportiva no Povoado Cacimba da Areia.

Todas as ações até o momento realizadas pela Gestão Atual vêm beneficiando a toda população de Capitão Gervásio Oliveira, proporcionando o bem-estar dos seus munícipes, sem nenhum tipo de marcação ou favorecimento, dando oportunidade a todos, fazendo o bem sem olhar a quem, e o mais importante respeitando os direitos dos servidores e pagando seus salários em dia.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Capitão Gervásio Oliveira

Deixe seu comentário

Nome: E-mail: Mensagem:
  Publicidade

contato

Endereço: Rua Getulio Vargas, 931
Cidade: São João do Paiuí - PI
e-mail: contato@portalsanjoanense.com.br
Telefone: (89) 3483.1320
Portal Sanjoanense © Copyright 2006 - 2011 Todos os direitos reservados.